Exemplos de Telemarketing

Jeppe Liisberg
Jeppe Liisberg
  • 28 de novembro de 2022

Você sabia? A chamada fria, também conhecida como "telemarketing", é a ferramenta de vendas mais bem-sucedida . Ligar para os clientes por telefone é a maneira mais rápida de alcançá-los diretamente. Dito isso, cerca de 79% das chamadas anônimas não são atendidas , principalmente porque os consumidores acreditam que as chamadas não identificadas são fraudulentas .

Telemarketing é uma forma muito popular de chegar aos indivíduos para comercializar serviços. Embora sua base esteja nas vendas, ela também pode ser usada para coletar dados, arrecadar fundos para uma boa causa, realizar pesquisas ou gerar leads.

Nós da Myphoner ajudamos as equipes de vendas de software a otimizar seu telemarketing desde 2012. É seguro dizer que sabemos uma ou duas coisas sobre isso. Então continue conosco, pois damos alguns exemplos de telemarketing que você pode implementar em sua equipe de vendas.

O que significa telemarketing?

O telemarketing, muitas vezes chamado de “televendas” ou “vendas internas”, envolve a venda de serviços ou produtos por telefone ou online. Pense nas vezes em que você recebeu ligações de empresas implorando para que você atualizasse seu telefone celular. Isso é telemarketing.

Operadores de telemarketing geralmente ligam de uma equipe de vendas especializada em telemarketing ou de escritórios de empresas com menos de 10 funcionários (um “banco de chamadas”). É usado em uma variedade de setores, incluindo:

  • Seguros (médico, residencial, etc.)
  • ONG (organizações sem fins lucrativos, instituições de caridade)
  • B2B e B2C
  • Serviço público

Pausa rápida para realçar Myphoner. Não se preocupe, seu artigo continua abaixo.

Vendendo para undefined por telefone?

Use nosso discador de vendas para ligar para clientes e clientes em potencial em undefined com as tarifas mais competitivas

Personalised campaign dashboard in Myphoner.

As Vantagens do Telemarketing na Economia Digital

Telemarketing desempenha um papel fenomenal na criação de leads e uma nova base de clientes. Usando essa tática, uma empresa pode alcançar clientes em potencial e criar listas de novos clientes em potencial .

A principal vantagem de usar o telemarketing para comercializar sua empresa é que ele permite que você julgue instantaneamente a curiosidade de um cliente sobre seu serviço ou produto. Além do mais, ele permite que você:

Gerar leads de qualidade

O telemarketing é uma das maneiras mais rápidas de conquistar novos clientes. Além de construir um relacionamento mais forte com clientes existentes e potenciais, o telemarketing também permite que as empresas gerem bons leads. Ele permite que as empresas se conectem diretamente com clientes em potencial, tornando-se uma das ferramentas de vendas mais eficazes do mercado.

Aumente a experiência do cliente

O telemarketing é uma maneira lucrativa de se conectar com leads antigos ou clientes inativos. Também é lucrativo - a pesquisa descobriu que custa cerca de cinco vezes mais adquirir um novo lead do que manter um antigo. Se você considerar clientes potenciais e atuais como associados em vez de clientes, garantirá uma melhor experiência do cliente. Portanto, não se apresse em remover o telemarketing, pois é uma tática de marketing bem-sucedida.

Diminuir Custos Operacionais

O telemarketing é uma forma econômica de conduzir vários processos de negócios, incluindo:

  • Marketing ou venda de serviços e produtos
  • Gerando leads
  • Fazendo pesquisas de mercado
  • Informando os clientes

É um pouco menos dispendioso do que outras estratégias de marketing, principalmente quando é terceirizado para empresas como CRM de vendas, Myphoner . Um serviço como esse fornece às equipes uma solução fácil, mas poderosa, levando a tarefa de chamada fria , muitas vezes de baixo prestígio, para o próximo nível com nosso Power Dialler.

Turbine o telemarketing da sua empresa hoje!

Personalised campaign dashboard in Myphoner.

5 estratégias de telemarketing para evitar

Antes de vermos alguns bons exemplos de telemarketing, vamos examinar algumas estratégias que devem ser evitadas. Esses métodos violam a Lei de Proteção ao Consumidor de Telefones (TCPA) e podem levar sua empresa a ser processada. Então vamos entrar nisso.

O “Cavalo de Tróia”

Provavelmente, alguma vez você recebeu uma ligação intrigante ou ambígua – a pessoa que ligou não revelou o verdadeiro motivo da ligação. Essa estratégia de telemarketing é chamada de “Cavalo de Tróia” – os operadores de telemarketing usam esse exemplo para evitar declarar que estão fazendo uma ligação de vendas.

Tocando em horários estranhos

Normalmente, um operador de telemarketing liga para alguém fora do horário comercial – digamos, à noite, logo pela manhã ou no fim de semana. Apesar dos rígidos regulamentos sob o PCPA especificando que as chamadas não podem ser feitas antes das 8h ou depois das 21h, vários operadores de telemarketing quebram essas regras e ligam para as pessoas em horários estranhos para executar golpes robocall.

Chamadas telefônicas de acompanhamento

Chamadas de acompanhamento são outra estratégia que pode violar as regras do TCPA. Quando um operador de telemarketing não consegue obter a resposta que procura, pode decidir fazer várias ligações durante o dia. As chamadas de acompanhamento são irritantes e, pior ainda, podem ser um golpe de discagem automática que viola seus direitos de consumidor.

“Spoofing de Vizinhança”

No momento, o Neighborhood Spoofing está conquistando o mundo e é especialmente complicado de lidar porque é muito mais difícil de filtrar. É quando um operador de telemarketing usa um código de área local quando está tentando ligar para você. Como é um número local, é muito mais provável que você atenda o telefone.

Falsificando sua posição de autoridade

Se um operador de telemarketing afirma que pode conseguir algo para você, como um determinado produto por um valor específico, mas não consegue entregar isso, está falsificando sua posição de autoridade. Pessoas em todo os EUA são enganadas com grandes quantias de dinheiro e também são vulneráveis a uma violação do TCPA.

Os 10 melhores exemplos de telemarketing

1. Chamada de saída

Também conhecidas como chamadas não solicitadas, as chamadas de saída são o exemplo mais fundamental, embora exigente, de telemarketing. Eles envolvem ligações frias discando possíveis clientes e leads de listas de telemarketing. Mas eles não sabem se a pessoa tem algum interesse no serviço ou produto – muito menos se estão cientes da empresa que estão representando.

2. Chamada recebida

Este exemplo de telemarketing é quando um cliente faz uma ligação por vontade própria para um contact center. Geralmente, serão clientes existentes que já compraram de você. 65% dos negócios de uma empresa geralmente vêm de clientes recorrentes, portanto, altos níveis de chamadas recebidas são um bom indicador de que você está efetivamente retendo seus clientes.

3. Geração de Leads

Este exemplo é onde os dados são coletados sobre clientes em potencial. Os clientes em potencial são categorizados em 'prospects' ou 'leads'. Um operador de telemarketing reunirá:

  • idade de uma pessoa
  • Nome
  • Onde eles moram

A geração de leads também pode envolver chamadas frias e atender chamadas recebidas, bem como coleta de dados. Mas isso depende da descrição da função do operador de telemarketing. Quando uma pessoa faz parte de uma equipe de geração de leads , ela deve ter um bom olho para os detalhes, pois a geração de leads é mais do que apenas categorizar e compilar informações. Você precisa saber o que faz um lead 'quente', aquele alto potencial de se transformar em uma venda.

4. Vendas

Este exemplo é uma mistura dos vários exemplos de telemarketing acima. É quando um operador de telemarketing persegue alguém para mergulhar e comprar um item ou comprar um serviço. As vendas geralmente significam que um operador de telemarketing tentará lançar alguns serviços e produtos extras. Esse ato de “upselling” normalmente complementa o item principal (aquele que o cliente estava tentando comprar em primeiro lugar).

5. Suporte técnico

Outro exemplo de telemarketing é se um cliente entrar em contato com a empresa solicitando assistência com um problema relacionado a um serviço ou item. O agente oferece suporte técnico, bem como solução de problemas de software e hardware, incluindo:

  • Redefinições de senha
  • Instalação básica do produto
  • Informações de solução de problemas
  • Limpeza de cache do navegador
  • Limpeza de dados

6. Telemarketing Político

Quando o período eleitoral se aproxima, os contendores e as coalizões políticas podem falar com os eleitores por telefone para informá-los sobre suas campanhas .

Se você tiver uma lista direcionada e chamadores de alta qualidade, as chamadas políticas são incrivelmente eficientes para atingir o público de um candidato político. O telemarketing político também é excelente para divulgar eventos, divulgar convocações de votos e comunicar aparências.

7. Telemarketing B2B

O telemarketing B2B é quando uma empresa liga para outra para:

  • Qualificar clientes em potencial
  • Faça pesquisas de mercado
  • Gerar leads
  • Acompanhamento de marketing direto

8. Pesquisas telefônicas

É quando uma empresa liga para os clientes existentes e faz várias perguntas para determinar o quanto eles estão satisfeitos com a marca. As pesquisas por telefone são realizadas se uma empresa precisar de feedback instantâneo sobre o que seus clientes pensam sobre a marca, seus serviços e seus produtos.

Com pesquisas por telefone, você pode:

  • Identifique os pontos problemáticos do cliente
  • Identifique maneiras pelas quais você pode melhorar seu serviço
  • Tenha uma ideia da reputação da sua marca e da fidelidade do cliente
  • Fornece mais informações sobre sua base de clientes

Todas essas informações podem ser usadas para ajudá-lo a tomar decisões de negócios impactantes, com os dados para apoiá-las. Por exemplo, você pode identificar um problema com seu serviço e desenvolver uma solução com base no feedback do cliente.

9. Pedindo informações

Este é um exemplo de telemarketing receptivo, no qual um cliente liga para uma marca para saber mais sobre seus produtos ou serviços. Há uma boa chance de que o cliente esteja considerando uma compra, mas ainda precisa de um pouco de convencimento. É aqui que entra um bom operador de telemarketing, transformando o lead em cliente.

10. Vendas de produtos

Isso ocorre quando um representante telefona para alguém na esperança de convencê-lo a comprar os produtos de uma empresa. Um operador de telemarketing geralmente aborda clientes regulares ou clientes em potencial que não sabem muito sobre a marca. Isso pode ser feito tanto em negócios B2C quanto B2B.

O take-away

Telemarketing envolve mais do que apenas ligar e vender produtos e serviços para as pessoas por telefone. Um bom operador de telemarketing precisa aprender e aprimorar as técnicas e habilidades para ser o melhor possível. Não se esqueça, essas técnicas não podem acontecer durante a noite.

Na Myphoner, acreditamos em tornar as boas equipes de vendas invencíveis. Nosso software de cold call fará com que sua equipe de vendas trabalhe mais rápido, se concentre e sorria, para que você possa se concentrar em outras tarefas, como fechar negócios. Diga não aos CRMs cheios de recursos e planilhas incontroláveis agora. Por que não experimentar o Myphoner gratuitamente hoje?

Jeppe Liisberg

Escrito por

Jeppe Liisberg

I'm an entrepreneur and web developer. I've built or helped build a handful of startups.

I strongly believe in dedicated software that solves one task, but solves it really well. During my experience as an internet entrepreneur, I never found that software for cold calling, so that's why I decided to build Myphoner.

I'm very proud of what Myphoner has become, and I'm dedicated to doing everything I can to make it stay a success. That's why I greet all new customers personally and always read and reply to the feedback I get.

Artigos relacionados

Illustrative image

Domine seu acompanhamento de vendas em 2022 (com exemplos)

Sua primeira chamada fria é importante, mas o que é mais importante é o acompanhamento, aprenda como ter sucesso acompanhando e consiga a venda.

6 de outubro de 2022

Illustrative image

O que é um orçamento de vendas em 2022? Definição, exemplos e como criar um

Aprenda tudo sobre orçamentos de vendas, o que são, por que são importantes e como criar um.

26 de setembro de 2022

Illustrative image

Dicas, habilidades e estratégias de ligações não solicitadas: como melhorar nas ligações não solicitadas em 2022

Todo mundo tentou isso: até mesmo seus melhores esforços de geração de leads de vendas estão fracassando e você está prestes a desistir. Mas o fracasso é o sucesso em andamento.

21 de setembro de 2022